CAN

CAN

CAN

CAN

CAN

CAN

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CANCER

mc catra cantor 217 400x800© Thiago Duran/Agnews mc catra cantor 217 400x800
O cantor e compositor Mr. Catra, nome artístico de Wagner Domingues Costa, revelou que está com câncer de estômago. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa, que também foi transmitida através das redes sociais oficiais de Catra.
Conforme informou o cantor e o compositor, a doença foi descoberta em janeiro de 2017 e o tratamento foi iniciado ainda no primeiro semestre do mesmo ano, em março.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os homens são mais afetados que as mulheres com cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago sendo do sexo masculino com mais de 50 anos.

Câncer de Mr. Catra

Conforme contou por meio de um vídeo ao vivo publicado em seu Facebook, a doença foi descoberta após um check-up logo na fase inicial, o que facilitou o tratamento da doença. O câncer foi controlado com sessões de quimioterapia e o próximo passo será uma cirurgia para a retirada do tumor. "Eu gostaria de deixar bem claro que Deus é bem maior e eu já estou curado", afirmou Catra no vídeo.

Câncer de estômago: o que é?

estomago digestao sistema digestivo 08.17 400x800© Sebastian Kaulitzki / Shutterstock estomago digestao sistema digestivo 08.17 400x800
câncer é formado por uma proliferação desordenada de células anormais da mucosa do estômago, formando um tumor no órgão.
Se não tratado, esse tipo de câncer pode invadir outras regiões vizinhas ou viajar pela corrente sanguínea e vasos linfáticos, se espalhando pelo corpo em um processo chamado metástase.

Causas do câncer de estômago

Durante o pronunciamento, Catra sugeriu que o consumo de álcool tenha sido um dos fatores que ocasionaram a doença. "Foi muita noite de sono mal dormida, muita cachaça. Tudo isso foi decorrente disso, eu sei", contou.
Entretanto, conforme explicou o oncologista Manoel Carlos Leonardi de Azevedo Souza, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o álcool é fator indireto de causas de câncer de estômago.
Por si só, a bebida não provoca o surgimento de células cancerígenas, mas sim a inflamação da mucosa do estômago. Essa inflamação, também conhecida como gastrite, se não tratada pode evoluir para um câncer.
maconha bebida alcoolica 0417 400x800© Antonio Guillem/ShutterStock maconha bebida alcoolica 0417 400x800
Segundo o especialista, a causa primária de câncer de estômago é pela bactéria Helicobacter pylori, conhecida apenas por H. pylori, que pode causar úlceras, casos de gastrite e até mesmo câncer de estômago por aumentar a produção de ácidos e reduzir a proteção natural da mucosa, deixando-a mais frágil e propensa a lesões.
O tabagismo, por sua vez, está diretamente ligado ao aparecimento do câncer, conforme mostram alguns estudos. Por isso, é necessário que o paciente interrompa o consumo de cigarros para não agravar ainda mais o caso.

Sintomas da doença

De acordo com entrevista do cirurgião Amir Charruf, do Hospital Moriah, ao VIX, os sintomas são muito discretos nas fases iniciais. Entre eles estão:
Diminuição do apetite
Queimação
Azia
Dor no abdômen
Sensação de estufamento.
Com o agravamento da doença, é comum notar:
Emagrecimento sem causa aparente
Dificuldade em engolir alimentos
Dor abdominal cada vez mais forte
Anemia
Vômitos ou fezes com sangue
Na fase avançada, as sensações se tornam mais específicas, o que faz com que grande parte dos tumores só sejam descobertos nesse momento. São elas:
Perda excessiva de peso
Pele amarelada
Aumento do volume abdominal
Presença de gânglios nas axilas e acima da clavícula

Tratamento

Além da quimioterapia, tratamento indicado para alguns casos de câncer, o músico fez algumas mudanças radicais no seu estilo de vida. Para garantir a recuperação, Catra parou de ingerir bebidas alcoólicas e disse, que tem reduzido o consumo de cigarros.
cirurgia retirada estomago 0417 400x800© Sakramir/iStock cirurgia retirada estomago 0417 400x800
Como a doença de Catra foi descoberta logo no início e não atingiu outros órgãos, é possível realizar uma cirurgia para retirada de parte ou da totalidade do estômago - neste caso, o esôfago é ligado ao intestino para que a digestão ocorra - e dos linfonodos próximos a ele.
"É possível que, após a cirurgia, ainda seja necessário quimioterapia, vai depender do tamanho do tumor. O médico deve avaliar para saber qual o melhor tratamento", afirmou o oncologista.

Alimentação pós-cirúrgica

Conforme explicou o oncologista Manoel Carlos Leonardi de Azevedo Souza, após a cirurgia o paciente deve se alimentar somente por líquidos e ir aos poucos aumentando a consistência dos alimentos.
dieta da proteina 0916 400x800© MaraZe/Shutterstock dieta da proteina 0916 400x800
Após a recuperação, a dieta desse indivíduo deve ser rica em frutas, verduras e legumes, ao mesmo tempo que embutidos e defumados devem ser consumidos o menos possível.

Doenças do estômago: